PSTC Procopense empata com Maringá e jogo preparatório para Brasileirão Serie ‘D’

0005Jogo treino do PSTC contra o Maringá no Ubirajara Medeiros. Empate sem gols de uma equipe ainda em formação, que apresentou alguns pontos positivos e outros de interrogação.

No gol tivemos boa apresentação de Santiago, vindo do Tigres-RJ. Adriano confirmou ser bom lateral. Erra poucos passes e está 0009sempre bem postado, alem de apoiar com qualidade. Pedrão, no retorno, demonstra a velha segurança e o lateral Luan, com passagem pelo Grêmio-RS, esteve apenas regular no primeiro tempo do treino e foi melhor no segundo. Parece ter potencial. Ainda como novidades na defesa tivemos o zagueiro Leonardo, de razoável apresentação na segunda etapa.

0055No meio, sem novidades, tivemos, como sempre, boa apresentação de Índio e a curiosa improvisação de Spyce. Por ali temos Makelele ainda fora, Welquer, que esteve ausente e Carrer, que permaneceu. Spyce, muito bom zagueiro no paranaense, abusou das jogadas ríspidas e apresenta dificuldades no passe. Parece-nos um risco a improvisação num campeonato de tiro curto. Não haverá tempo para a adaptação. Spyce de volta à zaga é o que espera a torcida.

0019Ainda com relação ao jogo treino, nesse e nos outros anteriores, há uma evidente dificuldade na criação de jogadas. Gols são feitos à medida em que são criados. Fora isso são gols surgidos por circunstancias e comandados pelo imponderável. Será pouco para a série D do Brasileiro.

O ataque, sem criação de jogadas, não apareceu nesses jogos treinos. Tácio parece 0015fora de forma física, Lucão está sempre em meio ao cipoal e só recebe bolas debaixo de severa marcação e Diego é atacante pelos lados. Isso de atacante pelos lados é uma das pérolas dos novos e decadentes tempos do futebol brasileiro. Atacante pelos lados é aquela figura que pega a bola a 50 metros do gol. Dá um drible e ouve uns gritos da torcida e aí estará a 48 metros do gol. Dá um segundo drible e a torcida levanta e grita….e estará a 46 metros do gol. Isso significa o 0016que? Nada! Atacante pelos lados faz um fumacê danado e não produz praticamente nada, além de correr atrás do lateral adversário para ter a tal da “importância tática” e que colabora e muito pela ausência de gols no futebol. Atacante é atacante. Pelos lados, pelo meio. Há que ter poder de finalização, habilidade para dribles e tabelas em espaço curto, posicionamento para receber bolas, visão de jogo, resistência à frustração pois perderá e fará gols. Atacante pelos lados faz 02 gols no campeonato inteiro, quando faz.

Não mudaremos isso mas fica o protesto. Ao digitar aqui fui me lembrando de quais atacantes se encaixariam no perfil. Romário, Careca, Coutinho, Tostão, Toninho Guerreiro. Ave Maria! Esses não tinham “importância tática” e jogavam perto do gol!

Amarildo Rodrigues, Altair de Oliveira, Renan de Souza, da, Luiz Carlos Amâncio, todos da Equipe A de Esportes estiveram presentes e entrevistaram os personagens do jogo. Não dá para desacreditar. Trata-se de equipe em formação. Para o Paranaense Reginaldo Vital usou a base da Segundona. Em vários jogos tivemos até 08 jogadores da segunda como titulares na equipe que fez bela campanha no paranaense. No treino de ontem, da equipe que começou jogando, apenas Tayron, Spyce, Índio e Lucão eram remanescentes. Teremos então nova equipe, sujeita a naturais oscilações e que buscará evolução. Salta aos olhos a falta de um armador de bom nível e teremos novas contratações. Ao menos duas, segundo os dirigentes do PSTC. Acreditando e torcendo.0005

This entry was posted in 2016, Fecop, Fotos, Futebol, PSTC Procopense, radio cornélio, radio cornélio am and tagged , , . Bookmark the permalink.
Comente